[AULA 2] Arquitetura Cognitiva

Como o seu cérebro aprende e como melhorar este processo? Ao descobrir como funcionam os seus mecanismos de aprendizagem você vai conseguir interferir positivamente na construção dos seus conhecimentos e melhorar a sua aprendizagem. A ARQUITETURA COGNITIVA é uma forma de visualizar a aprendizagem que pode ter profundos impactos nos seus estudos.

PARTE 1 - ARQUITETURA COGNITIVA DO CONHECIMENTO



Nesta primeira parte da aula o professor Tiago mostrou uma abordagem para entender a 'arquitetura do conhecimento' e, por meio dessa arquitetura de informações, ideias e esquemas, você foi apresentado aos mapas mentais. Para que você possa vislumbrar um pouco mais sobre este formato de anotação, veja alguns mapas mentais sobre conteúdos de biologia. Veja estes exemplos e siga para a próxima etapa.








PARTE 2 - VAMOS FAZER UM MAPA MENTAL?



Que tal este desafio do professor Tiago? Vamos tentar fazer um mapa mental utilizando a abordagem da Arquitetura Cognitiva? Para realizar essa atividade, é preciso que você leia um texto sobre tecido sanguíneo. Vamos te dar duas opções: você pode ler o texto adiante, aqui mesmo no blog, ou você pode copiar este texto para algum software de edição e imprimir. De qualquer forma, é importante que você LEIA O TEXTO para que possa fazer o seu mapa mental. Depois disso, o professor Tiago vai mostrar a versão que ele mesmo fez do mapa mental para que você possa comparar com o seu e fazer as correções.

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TECIDO SANGUÍNEO HUMANO

O sangue é um tecido conjuntivo formado por uma parte líquida – o plasma – e uma parte figurada – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O plasma normalmente representa 55% do volume total do sangue sendo o restante de 45% correspondente à parte figurada (os glóbulos e as plaquetas). O volume sanguíneo de uma pessoa (volemia) varia de acordo com uma série de fatores. Um homem de 70kg, por exemplo, normalmente tem em torno de 5,6L de sangue.

PLASMA SANGUÍNEO

A porção fluida do sangue é chamada plasma. Essa substância, de cor amarelada, é responsável por aproximadamente 55% do volume total desse tecido. Ele é constituído predominantemente por água (cerca de 90%); havendo ali também substâncias que são transportadas pelo sangue, como hormônios, nutrientes, gases e excretas; além de sais minerais, proteínas e as células sanguíneas.

As principais proteínas são as albuminas, responsáveis pela pressão osmótica sanguínea e transporte de ácidos graxos e hormônios; globulinas, capazes de combater infecções (gamaglobulina) e transportar lipídios (lipoproteínas); e fibrinogênio, que auxilia no processo de coagulação sanguínea.

As trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos são feitas através da parede dos capilares sanguíneos. Dessa forma, ocorre a distribuição de água, sais, nutrientes, hormônios e oxigênio para as células e são recolhidos o gás carbônico e as excretas resultantes do metabolismo celular.

ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE

Os elementos figurados do sangue são representados pelos glóbulos vermelhos, pelos glóbulos brancos e pelas plaquetas. Todas as células sanguíneas desenvolvem-se a partir da mesma população de células-tronco pluripotentes, na medula óssea vermelha. Algumas destas células diferenciam-se em células-tronco linfoides, que se desenvolvem como linfócitos B e T, os quais atuam na defesa imunitária. Todas as outras células sanguíneas diferenciam-se a partir de células-tronco mieloides, também originárias da população de células-tronco pluripotentes.

GLÓBULOS VERMELHOS

As hemácias (também conhecidas como eritrócitos) são células anucleadas na fase adulta, possuem aspecto de disco bicôncavo e são ricas em hemoglobina, uma proteína que contém um íon de ferro que favorece a associação da molécula de oxigênio (O2) à molécula de hemoglobina – a função dos glóbulos vermelhos é justamente atuar no transporte do gás oxigênio. Quando os glóbulos vermelhos aparecem alterados no exame de sangue chamado de hemograma (tanto qualitativamente / quantitativamente) podem indicar possíveis anemias.

GLÓBULOS BRANCOS

Leucócitos são conhecidos como células brancas do sangue e têm por função a defesa imunológica do organismo. Os leucócitos podem ser classificados em dois grupos, de acordo com a morfologia que apresentam – os leucócitos granulócitos e os leucócitos agranulócitos.

LEUCÓCITOS GRANULÓCITOS

Neutrófilos. Células com núcleo com três lóbulos, geralmente. Fagocitam micro-organismos invasores e partículas estranhas. São os leucócitos mais abundantes. Em exames de sangue (hemogramas), costumam indicar infecções bacterianas e processos inflamatórios, quando alterados. Podem ser diferenciados clinicamente como segmentados.

Eosinófilos. Também chamados de acidófilos, o núcleo geralmente se apresenta com dois lóbulos. Graças principalmente a substâncias tóxicas liberadas por seus grânulos, são capazes de combater parasitas de maior tamanho, tais como vermes. Além disso, liberam anti-histamínicos, evitando a manifestação de processos alérgicos. Em hemogramas, costumam indicar reações alérgicas ou verminoses, quando alterados.

Basófilos. Possuem núcleo disforme, e seus grânulos se apresentam maiores em relação aos das duas células já citadas, geralmente mascarando seu núcleo. Ele é responsável pela liberação de heparina, um anticoagulante; e de histamina: substância que propicia maior eficiência na resposta dos anticorpos e neutrófilos a infecções, sendo também responsável pela manifestação de sintomas típicos da alergia, como vermelhidão e coriza. Raramente se apresentam alterados em hemogramas.

LEUCÓCITOS AGRANULÓCITOS

Monócitos. Possuem tamanho maior que as demais células, apresentando núcleo com formato semelhante ao de uma ferradura. Ficam por pouco tempo na corrente sanguínea, migrando para tecidos específicos, como os do baço, pulmões, fígado e encéfalo. Lá, transformam-se em células denominadas macrófagos, bastante eficientes no processo fagocitário de agentes invasores, células mortas, e demais resíduos. No tecido ósseo, os monócitos formam os osteoclastos, responsáveis pela reabsorção de tecido ósseo, permitindo sua regeneração por células responsáveis por essa função (os osteoblastos). Em hemogramas, costumam indicar infecções diversas ou processos inflamatórios, quando alterados.

Linfócitos. Essas células responsáveis pela defesa do corpo possuem núcleo muito grande, quase ocupando todo o seu espaço. Podem ser de dois tipos: linfócitos T ou B. Os linfócitos B, quando estimulados, transformam-se em plasmócitos e produzem os anticorpos (imunoglobulinas), capazes de reconhecer e combater substâncias estranhas e micro-organismos invasores. Já os linfócitos T atacam e destroem células anormais, como aquelas infectadas por vírus ou cancerosas (linfócitos T citotóxicos, ou CD8), ou estimulam a ação destes e dos linfócitos B (linfócitos T auxiliadores, ou CD4). Em hemogramas, costumam indicar viroses, quando alterados.

PLAQUETAS

As plaquetas (também chamadas de trombócitos) são fragmentos celulares de células gigantes, os megacariócitos, residentes na medula óssea. Possuem substâncias que desencadeiam o processo da coagulação sanguínea, evitando o sangramento e favorecendo e hemostasia quando as paredes dos vasos são traumatizadas.

O processo de coagulação envolve reações em cadeia - fatores liberados a partir da lesão das plaquetas e dos tecidos desencadeiam a cascata de coagulação. Ao término do processo uma rede de fibrina (um tipo de proteína) atua em conjunto das plaquetas, formando um coágulo sanguíneo que atua impedindo ou reduzindo a hemorragia.

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Muito bem! Agora que você fez a sua leitura, faça o seu mapa mental sobre tecido sanguíneo e siga para a próxima etapa. Agora, o professor Tiago vai te mostrar como ele fez o mapa mental dele a partir da leitura deste mesmo texto. Aproveite para comparar com o seu mapa e seguir algumas dicas e recomendações.

PARTE 3 - CORREÇÃO DO MAPA MENTAL & DICAS



A aula que você acabou de ver mostra como o professor Tiago fez o mapa mental sobre o texto 'tecido sanguíneo' a partir da mesma leitura que você fez. Se quiser conferir esta versão do mapa mental, siga adiante. Nós disponibilizamos o mapa mental que aparece na aula e outros dois, sobre o mesmo tema, para que você possa fazer uma análise das várias formas de organizar um mapa mental sobre o mesmo assunto. Se você ainda tem alguma dúvida ou colocação sobre a produção de mapas mentais, deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato pelo e-mail professor.benedetti@gmail.com.
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As aulas disponibilizadas a seguir não fazem parte direta deste curso mas servem para complementar os temas abordados.


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