FECHAMENTO & Referências
Chegamos ao final do curso. Nesta última aula o professor Tiago vai te apresentar algumas considerações a respeito deste universo de metodologias de estudo e estratégias de aprendizagem para estudantes do Ensino Médio. Muitos são os aspectos que podem interferir nos processos de aprendizagem, por isso, deixaremos aqui uma recomendação final.
PARTE 1 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
Professor TIAGO BENEDETTI
E-mail professor.benedetti@gmail.com
Instagram @aprenda.mais [Direct]
Currículo Lattes
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DO CURSO
AMABIS,
José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia:
Volume2. Biologia dos organismos. 3 Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2010.
AUSUBEL,
David Paul. Aquisição e retenção de
conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 2003.
BEILLEROT
Jacky. A “Pesquisa”: Esboço de uma análise. In: ANDRÉ, Marli (Org.) O papel da pesquisa na formação e na
prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 71-90.
BIZZO,
Nélio. Novas bases da biologia: o ser
humano e o futuro. São Paulo: Editora Ática, 2011.
BOGDAN,
Robert. BIKLEN, Sari. Investigação
qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Coleção
Ciências da Educação. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.
BZUNECK,
José Aloyseo. Conceito e funções dos
esquemas cognitivos para a aprendizagem – implicações para o ensino.
Revista Semina, 1191. V. 12, N. 3, p. 142-145, 1991.
CAMPOS,
Dinah Martins de Souza. Psicologia da
aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987
CARMO,
João dos Santos. Fundamentos
psicológicos da educação. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
CARDOSO,
Luzia Rodrigues. BZUNECK, José Aloyseo. Motivação
no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem.
Psicologia Escolar e Educacional, Maringá (PR), 2004. V. 8, N.2, P.145-155.
CASTELLO,
Luis. MÁRSICO, Claudia. Oculto nas
palavras: Dicionário etimológico para ensinar e aprender. Belo Horizonte:
Autêntica, 2007.
COLL,
César. Aprendizagem escolar e construção
de conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.
CORTELLA,
Mario Sergio. Educação, escola e
docência: novos tempos, novas atitudes. São Paulo: Cortez, 2014.
COSENZA,
Ramon. GUERRA, Leonor. Neurociência e
educação: como o cérebro aprende. São Paulo: Artmed, 2011.
DELORS,
Jacques. Educação: um tesouro a
descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a
Educação para o Século XXI. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
DOIDGE,
Norman. O cérebro que se transforma –
como a neurociência pode curar as pessoas. 8. Ed. Rio de Janeiro: Record,
2016.
DOUGLAS, William. Como passer em provas e concursos: Tudo o
que você precisa saber e nunca teve a quem perguntar. 29 Ed. Niterói:
Editora Impetus, 2016.
DUNLOSKY, John. RAWSON,
Katherine. MARSH, Elizabeth. NATHAN, Mitchell. WILLINGHAM, Daniel. Improving student’s learning with effective
learning techniques: promising directions from cognitive and educacional
psychology. Association for Psychological Science. Kent State University,
2013.
FALCÃO, Gérson Marinho.
Psicologia da aprendizagem. São Paulo: Ática,
2003.
FELDMAN,
Robert S. Condicionamento operante. In: Introdução
à psicologia. Tradução Daniel Bueno; Sandra Mallman da Rosa. 10. Ed. Porto
Alegre: AMGH, 2015. P. 177-189
FERNÁNDEZ,
Alicia. Os idiomas do aprendente:
análise das modalidades ensinantes como família, escolas e meios de comunicação.
Porto Alegre: Artmed, 2001.
FERREIRA,
Berta Weil. A aprendizagem na perspectiva humanista: Carls R. Rogers. In: LA
ROSA, Jorge (Org.) Psicologia e
educação: o significado do aprender. 8. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
p. 149-167
FOSNOT,
Catherine Twomey. Construtivismo:
teoria, perspectivas e prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GALVÃO,
Izabel. Henri Wallon: uma concepção
dialética do desenvolvimento infantil. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2013
GIL,
Antonio Carlos. Como elaborar projetos
de pesquisa. 5. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2016.
IZQUIERDO,
Iván. Memória. 2. ed. Porto Alegre:
Artmed, 2011.
KHAN,
Salman. Um mundo, uma escola: a educação
reinventada. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
LA
ROSA, Jorge. A teoria da aprendizagem social: Albert Bandura. I: Psicologia e educação: o significado do
aprender. 8. ed. Porto Alegre: EPIPUCRS, 2004. p. 71-102
LA
TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Wygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São
Paulo: Summus, 1992.
LEFRANÇOIS,
Guy. Teorias da aprendizagem: o que o
professor disse. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
MACEDO,
Lino de. Ensaios construtivistas.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
MANES,
Facundo. NIRO, Mateo. Usar o cérebro –
aprenda a utilizar a máquina mais complexa do universo. São Paulo: Planeta,
2015.
MARCONDES,
Maria Eunice Ribeiro. Proposições
metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem
em Ciência e o desenvolvimento da cidadania. EM EXTENSÃO, v. 7, p. 67-77,
2008.
MARCONI,
Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia
Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MATURANA,
Humberto. VARELA, Francisco. A árvore do
conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 9. ed. São Paulo:
Palas Athena, 2011.
MEIRELES,
Alexandre. Como estudar para concursos.
3 Ed. São Paulo: Editora Método, 2014.
MEIRIEU,
Philippe. O Cotidiano da Escola e da
Sala de Aula – o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MELO,
Maria de Fátima Aranha de Queiroz. Discutindo
a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede. Educar em Revista,
Curitiba, Brasil, n. 39, p. 177-190. Editora UFPR, 2011.
MOREIRA,
Marco Antonio. Teorias de aprendizagem.
2. ed. São Paulo: EPU, 2017.
MOREIRA,
Marco Antonio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. In: Aprendizagem Significativa: a teoria e
textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
MOREIRA,
Marco Antonio. MASINI, Elcie Salzano. Aprendizagem
significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, 2001.
MORIN,
Edgar. Ciência com consciência. Rio
de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
NATEL,
Maria Cristina; TARCIA, Rita Maria Lino; SIGULEM, Daniel. A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo. Revista
Psicopedagogia, São Paulo (SP), ano 30, n. 92, p. 142-148, 2013.
OAKLEY,
Barbara. Aprendendo a aprender – Como
ter sucesso em matemática, ciências e qualquer outra matéria. São Paulo:
Atena, 2015.
OLIVEIRA,
João Batista Araujo; CHADWICK, Clifton. Aprender
e ensinar. São Paulo: Global, 2001.
OLIVEIRA,
Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e
desenvolvimento um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione,
1999.
PAULA,
Giovana Romero; BEBER, Bárbara Costa; BAGGIO, Sandra Boschi; PETRY, Tiago. Neuropsicologia da aprendizagem.
Revista Psicopedagogia, São Paulo, ano 23, n. 72, p. 224-31. 2006.
PERRENOUD,
Philippe. Ofício de aluno e sentido do
trabalho escolar. Portugal: Porto Editora, 1994.
PIAGET,
Jean. A formação dos conhecimentos. In: A
epistemologia genética. Tradução Nathanael C. Caixeiro. 2. ed. São Paulo:
Abril, 1983. p. 6-30.
PIAZZI,
Pierluigi. Inteligência em concursos –
Manual de instruções do seu cérebro para estudantes em geral. Coleção
Neuroaprendizagem. Vol.1. São Paulo: Aleph, 2014.
PIAZZI,
Pierluigi. Aprendendo inteligência –
Manual de instruções do seu cérebro para concurseiros e vestibulandos.
Coleção Neuroaprendizagem. Vol.4. São Paulo: Editora Aleph, 2013.
PIAZZI,
Pierluigi. Ensinando inteligência –
Manual de instruções do cérebro de seu aluno. Coleção Neuroaprendizagem.
Vol.3. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
PIAZZI,
Pierluigi. Estimulando inteligência –
Manual de instruções do cérebro de seu filho. Coleção Neuroaprendizagem.
Vol.2. São Paulo: Editora Aleph, 2008.
POLONIA,
Ana da Costa; ANASTÁCIO, Ângela; SILVA, Maria do Socorro; BRANDÃO, Sumeire
Aparecida; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Pedagogia: desenvolvimento e aprendizagem. Brasília: Universidade
de Brasília, 2007.
PRIGOGINE,
Ilya. STENGERS, Isabelle. A nova
aliança: Metamorfose da ciência. 3. ed. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 1997.
PRODANOV,
Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia
do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico.
2ª. ed. Novo Hamburgo: Universiade Freevale, 2013.
RAMPAZZO,
Lino. Metodologia científica para alunos
dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Editora Loyola, 2002.
RIBEIRO,
Marco Aurélio. Técnicas de aprender:
Conteúdos e habilidades. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
RIES,
Bruno Edgar. Condicionamento respondente: Pavlov. In: LA ROSA, Jorge (Org.) Psicologia e educação: o significado do
aprender. 8. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 39-56
RUIZ,
João Álvaro. Metodologia Científica:
Guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Editora Atlas, 2013.
SAMPIERI,
Roberto Hernández. COLLADO, Carlos Fernández. LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto
Alegre: Penso, 2013.
SANTOS,
Lucíola. Dilemas e perspectivas na relação entre ensino e pesquisa. In: ANDRÉ,
Marli (Org.) O papel da pesquisa na
formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. p.
11-26.
SANTOS,
Roberto Vatan. Abordagens do processo de
ensino e aprendizagem. Revista Integração, São Paulo (SP), ano 11, n. 40,
p. 19-31. 2005.
SANTOS, Osmar José Ximenes. BORUCHOVITCH,
Evely. Estratégias de aprendizagem e
aprender a aprender: Concepções e conhecimentos de professores. Revista
Psicologia – Ciência e Profissão, Brasília (DF), 31 (2), p. 284-295. 2011.
SANTOS,
Aline Coêlho. CANEVER, Cristini Feltrin. GIASSI, Maristela Gonçalves. FROTA,
Paulo Rômulo de Oliveira. A importância
do ensino de ciências na percepção de alunos de escolas da rede pública
municipal de Criciúma. Revista Univap. São José dos Campos, SP. V. 17. N.
30. Dez, 2011. P. 68-80.
SILVA,
João Roberto Ratis Tenório. LYRA, Maria da Conceição Diniz Pereira. Rememoração: contribuições para a
compreensão do processo de aprendizagem de conceitos científicos.
Psicologia Escolar e Educacional, SP, 2017. V. 21, N. 1, p. 33-40.
THIOLLETN,
Michel. Metodologia da pesquisa-ação.
18 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VALLE,
Hardalla Santos; ARRIADA, Eduardo. “Educar
para transformar”: a prática das oficinas. Revista Didática Sistêmica, v.
14, n. 1, p. 3-14, 2012.
VASCONCELOS,
Clara. PRAIA, João Félix. ALMEIDA, Leandro. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem: da instrução à
aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional. Revista Semestral da
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. Janeiro, 2003. Vol.
7. N. 1. P. 11-19.
VIEIRA,
Elaine. VOLQUIND, Léa. Oficinas de
ensino: O quê? Por quê? Como? Cadernos EDIPUCRS, N. 11. Série Educação,
Vol. 3. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2002.
WILLINGHAM,
Daniel. Por que os alunos não gostam da
escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e
efetiva. Porto Alegre: Artmed, 2011.
ZANELLA,
Liane. Aprendizagem: uma introdução. In: LA ROSA, Jorge (Org.) Psicologia e educação: o significado do
aprender. 8. Ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 23-38.
Comentários
Postar um comentário